Como conhecer pessoas sem usar aplicativos de relacionamento

Aplicativos de relacionamento costumam ser um recurso prático para pessoas solteiras em busca de um novo amor. No entanto, é possível, também, que você já esteja cansada de arrastar para a esquerda ou para a direita em busca do match perfeito e queira saber como conhecer pessoas fora do mundo virtual.

+ 8 dicas para dar beijos inesquecíveis

+ Apaixonada pelo(a) colega de trabalho? Saiba o que fazer

Quando o assunto é conversar virtualmente, pode ser frustrante esperar uma resposta por dias ou perceber que a pessoa que parece ser linda pelas fotos não tem um bom papo. Em contrapartida, conhecer alguém ao vivo permite que você avalie se a química está presente, se ele(a) é divertido(a) e se vocês estão prontos(as) para ir a um encontro a dois.  

Com informações da revista “Self”, confira as principais dicas de especialistas para perder o medo e a vergonha e dar uma chance às interações pessoais.

Como conhecer pessoas sem usar aplicativos de relacionamento

homem e mulher sentados rindo, como conhecer pessoas fora dos aplicativos de relacionamento
Pexels

Mude sua rotina

Sua probabilidade de conhecer alguém novo é reduzida drasticamente se você frequenta os mesmos lugares todos os dias. Por isso, a recomendação da consultora Marquita Johnson é sair de sua zona de conforto, mesmo que só um pouco.

“Adote uma maneira diferente de trabalhar ou ir à academia, experimente um novo restaurante ou café nas proximidades ou participe de um encontro em torno de uma atividade que você ama”, sugere Marquita. Assim, você não se sentirá totalmente deslocada, mas pode se expor a novas pessoas. 

Nesse sentido, você também pode ter como meta praticar algo novo algumas vezes por mês. “Seja participando de um evento de networking, um encontro de ex-alunos ou se encontrando com amigos em um festival, a ideia é fazer questão de dizer ‘sim’ a mais oportunidades do que o habitual”, diz a terapeuta familiar Anita A. Chlipala.

Esteja aberta às oportunidades

As especialistas concordam que uma linguagem corporal acolhedora é de suma importância quando se está tentando conhecer pessoas. Enquanto usar fones de ouvido e/ou parecer muito ocupada não permitirá que você seja abordada, estar atenta ao ambiente ao seu redor pode ser uma boa forma de perceber pessoas interessantes à sua volta.

+ 5 dicas de linguagem corporal na hora da paquera

Além disso, evite atitudes como conversar apenas com seus amigos ou manter o rosto atrás do celular o tempo todo. 

Comece com conversas pequenas

O portal sugere que “trocar gentilezas ou comentários espirituosos” pode ser eficiente para conhecer novas pessoas e interagir com aquelas pelas quais você se sente atraída. “Iniciar conversas regularmente é desenvolver a mentalidade de procurar oportunidades para fazer uma conexão onde quer que você vá”, explica Anita. 

A dica da especialista é praticar com pessoas na rua ou colegas menos próximos até que você se sinta confortável o suficiente para fazer isso com quem desperta sua atração. 

Elimine o medo da rejeição

Talvez seja menos devastador não dar match com alguém do que ser rejeitada ao vivo. No entanto, lembre-se que isso pode ser normal e que, da mesma forma, nem todas as pessoas te agradarão.

Por isso, se seu flerte não for correspondido ou seu convite não for aceito, não se culpe. “Em vez de pensar coisas como ‘Vou ficar sozinha para sempre’, você pode tentar algo como ‘Pelo menos eu tentei e não vou me perguntar o que poderia ter acontecido. Pode levar um pouco mais de tempo para encontrar alguém”, orienta Anita.

Divirta-se

Você deve pensar no namoro como uma aventura e lembrar-se que quer encontrar alguém de quem realmente goste. Ter um relacionamento não é uma obrigação, e se você tratar a experiência como tal, não se divertirá nem um pouco.

Lembre-se que, mesmo que sua experiência não saia como o planejado, você ainda terá histórias para compartilhar com suas amigas!

Back to top